Make your own free website on Tripod.com
2.0 ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária

A ABPF é uma instituição de caráter cultural, instrutivo e recreativo, sem fins lucrativos, que tem como objetivo básico promover a preservação do patrimônio histórico das ferrovias brasileiras.

A instituição, fundada em 4 de setembro de 1977, é formada por pessoas das mais diversas áreas profissionais, como médicos, engenheiros, estudantes e outros aficcionados que participam como sócios e colaboradores em todo trabalho voluntário de preservação.

A sede nacional da entidade está localizada em Campinas(SP), onde o grupo opera a Estrada de Ferro Campinas-Jaguariúna, somente com locomotivas a vapor e com carros antigos para passageiros, tudo recuperado pela associação.
Viaduto Carvalho
Como parte da estrutura da ABPF, existem diversas unidades regionais nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, onde a proposta de preservação da memória ferroviária é desenvolvida de forma semelhante. O trabalho efetivo dos grupos regionais pode ser observado em diversos empreendimentos, tais como: operação do trem presidencial em Curvelo(MG); a luta pela preservação da Estrada de Ferro Oeste de Minas, hoje transformada em São João del Rey e Tiradentes; a luta pela preservação do patrimônio histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; a regional de Santa Catarina em Rio Negrinho operando passeios com locomotivas a vapor e o núcleo de Rio do Sul que está reimplantando um trecho da extinta Estrada de Ferro Santa Catarina.

Volta Início Página principal Avança

Volta Início Página principal Avança