Make your own free website on Tripod.com
3.0 Estrada de Ferro Paranaguá - Curitiba


Embora a pedra fundamental da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba tivesse sido oficialmente lançada em 5 de junho de 1880, em Paranaguá, no local em que hoje se situa o marco zero do trecho, os trabalhos da construção já haviam sido iniciados em meados de Fevereiro do mesmo ano.

A construção durou menos de cinco anos, no período entre 1880-1885. Consagrou como engenheiros notáveis, o Comendador Antônio Ferrucci e João Teixeira Soares, obedeceu, no trecho da serra, a diretriz do traçado elaborado por Antônio Pereira Rebouças Filho.
Estado do Paraná
Automotriz na Ponte São João
Com extensão de 110 quilomêtros, a ferrovia conta com 420 obras de arte, incluindo hoje, 13 túneis (à época da construção eram 14), 30 pontes e vários viadutos de grande vão, sendo que o maior vão vencido é o da Ponte São João, cujo comprimento é de 113 metros sobre o rio do mesmo nome, a ponte consta de 4 vãos, sendo que o vão médio tem 58 metros de altura.

O Viaduto Carvalho, construído com grande tenacidade, está a mais de 900 metros de altura, tendo como suporte, muros de arrimo de até 10 metros de altura fazendo uma curva de 45 graus no espaço, conhecida como "Curva do Diabo". Ligado ao túnel do rochedo, na encosta da própria rocha, provoca no viajante a incrível sensação de uma viagem no espaço.

Volta Início Página principal Avança

Volta Início Página principal Avança