Make your own free website on Tripod.com
4.3 Antonina

Aspectos Econômicos

Até fins de 1970, Antonina sobreviveu quase que inteiramente das atividades do Porto, que gerava setenta por cento dos empregos diretos e indiretos. Atualmente com assistência especializada, possui uma produção agricola bastante diversificada, inclusive com o plantio de larga escala de café e grandes áreas com reflorestamento de palmito. A agropecuária, principalmente a de gado leiteiro e de bubalinos, encontra-se em grande desenvolvimento, além do pequeno comércio e de algumas indústrias como as de conserva, bala de banana e carvão vegetal. O porto Barão de Tefé foi reativado em 1994. E na Ponta do Félix, está sendo construído o mais moderno terminal para cargas refrigeradas da América do Sul.

Aspectos Sociais

É uma cidade histórica, notadamente pelo conjunto arquitetônico, ruas estreitas e uma tranqüila população que conserva suas tradições culturais e religiosas. Até o final de 1970 a principal fonte geradora de empregos, foi o Porto Barão de Tefé. A população gira em torno de 17.000 habitantes.

Aspectos Históricos

O capitão povoador sesmeiro de Nova Vila (Paranaguá), Gabriel de Lara, concedeu as primeiras sesmarias ao litoral paranaense aos membros Antônio Leão, Pedro Uzeda e Manuel Duarte, considerados fundadores de Antonina. Entretanto, o fundador da Capela de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa (Antonina) foi o Sargento Mor Manoel do Vale Porto. Em 1714, Frei D. Francisco de São Jerônimo, bispo do Rio de Janeiro, autorizou a constução da capela em homenagem à Virgem do Pilar nesse povoado e assim, 12 de setembro de 1714 ficou considerada a data de fundação de Antonina. Era conhecida como Capela, daí seus habitantes serem chamados de Capelistas. Em agosto de 1797, foi elevada a categoria de Vila, com a denominação de Antonina, em homenagem ao Príncipe Dom Antônio. Em 06 de novembro de 1797, sua sede foi elevada à categoria de Comarca de São Paulo.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Volta Início Página principal Avança

Volta Início Página principal Avança