Make your own free website on Tripod.com
4.3.1 Antonina (cont.)

Aspectos Turísticos

Principais Atrações

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar: no ponto mais alto de Antonina, de onde se descortina a baía, montanhas e parte de Paranaguá, a igreja Matriz confunde-se com a história da cidade, fundada em 1714. Situa-se no centro da cidade, na praça Coronel Macedo.

Igreja de São Benedito: a construção secular, suas características coloniais foram alteradas sem serem seguidas normas de restauração. Segundo a tradição, esta Igreja era refúgio dos escravos que viam no milagroso santo, o seu protetor contra a perseguição do homem branco. Está localizada na rua Dr. Carlos Gomes da Costa.

Igreja de Bom Jesus do Saivá: monumento histórico do século XVIII, teve sua construção iniciada provavelmente entre os anos de 1789 e 1817, quando a mulher do capitão-mor da cidade, ilustre Manoel José Alves, fez promessa de construir uma capela dedicada ao culto do Senhor Bom Jesus se obtivesse a graça de ser curada de uma grave enfermidade. Em virtude do falecimento de seus principais patronos em 1937, a capela não foi concluída dependendo de outros donativos para o seu término. O Monumento religioso só foi tombado em 1970 e completamente restaurado em 1976. Está próximo a Estação Ferroviária, na praça Carlos Cavalcanti.

Fonte Carioca: tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1969, foi o único meio de abastecimento da cidade, desde 1867 até o final da década de 30. Consta que a fonte recebeu a visita o imperador D.Pedro II em 1880 o qual bebeu da fresca e cristalina água envolta em crenças populares. Está situada no lado esquerdo da Praça Carlos Gomes da Costa e é composta por quatro pequenas torres, um receptáculo de captação da água que ali verte, totalmetne coberto e, uma porta de madeira na parte frontal com bonito brasão imperial.

Estrada de Ferro: trecho provido de paisagem privilegiada, sendo que em apenas 14 km encontram-se nada menos do que 8 pontes algumas muito interessantes, emoldurando belíssimas paisagens.
Remanescência Arquitetônica

Volta Início Página principal Avança

Volta Início Página principal Avança