Make your own free website on Tripod.com
4.3.2 Antonina (cont.)


Estação Ferroviária: datando de 1916 o terminal ferroviário da linha Morretes - Antonina, é exemplo vivo da fase áurea do mate, quando Antonina se destacava como quarto porto brasileiro. A construção deste prédio data de 1916, após incêndio que destruiu a pequena estação de madeira. De estilo eclético, o prédio possui bom desenho de arquitetura, com detalhes e requintes, como a cobertura da plataforma de embarque confeccionada em ferro pré-fabricado.
Atualmente abriga o Museu da estação criado em 21 de julho de 1987, com a finalidade de reunir e conservar obras de arte ou valor histórico relacionadas à cidade de Antonina, bem como promover exposições temporárias. Localiza-se na Avenida Uruguai, 179.

Sede da Prefeitura Municipal: o prédio que serve de sede à Prefeitura Municipal é uma construção de aspecto centenário, mas data de 1914. Possui uma placa comemorativa da visita do Imperador D. Pedro II à Antonina. No seu interior destacam-se bonitas pinturas a óleo com motivos diversos, entre os quais uma paisagem da baía de Antonina.

Theatro Municipal: Construído na metade do século XIX, com uma área de 630 m2, remonta a fase áurea da economia de Antonina, de linhas ecléticas ricas em adornos. Consta que o "theatro" teria sido erguido pela Sociedade Teatral de Antonina, fundada em 1875. A Prefeitura adquiriu o espaço no início de século XX.

Praça Romildo Gonçalves Pereira Feira Mar: recanto onde se descortinam a bela baía antoninense, os baixios, as embarcações primitivas motorizadas e os navios que chegam e partem do ancoradouro, além de serras azuladas que contornam o mar. A seu lado está o Mercado Municipal e o Relógio do Sol.

Complexo Industrial Matarazo: edificado na primeira década do século XX, em estilo romântico e composta pelas instalações de moinhos de trigo, casas de funcionários, escola, vila de operários e outros. O conjunto arquitetônico é testemunho de uma fase importante na economia do estado: o ciclo da erva-mate. Localiza-se junto ao Porto de Antonina.

Prainha: praia com aproximadamente 200 metros de comprimento e 10 metros de largura, na baía de Antonina. Possui águas claras e rasas, vegetação rasteira e elevações junto ao mar. O acesso é pela estrada que a Ponta da Pita. Possuindo área de lazer, lanchonetes, ancoradouro para barcos pequenos, etc... Localiza-se no bairo Itapema,a 4 km. da cidade.
Theatro Municipal

Volta Início Página principal Avança

Volta Início Página principal Avança