Make your own free website on Tripod.com
4.3.4 Antonina (cont.)

Bairro Alto: com seus rios, cachoeiras e densa vegetação, vai se firmando como nova área de lazer e caminhadas ecológicas, não só pelo seu apelo natural, mas pelo interesse histórico, como nos vestígios da antiga Usina Cotia, pelo lugar onde teve início a colonização japonesa no Paraná ou ainda pelas inúmeras trilhas, como a da Conceição que outrora fazia a ligação entre o local e Apiaí(SP) e cujos trechos remanescentes que se percorre o trajeto entre a represa do Capivari e Bairro Alto. No Rio Cachoeira é praticado o Rafting.

Usina Hidroelétrica Parigot de Souza (Capivari-Cachoeira): localizada no distrito antoninense de Cacatú, a 35 km do reservatório central situado na BR-116, sendo a água conduzida por um gigantesco túnel que atravessa a Serra do Mar. A água captada no reservatório do rio Capivari deságua no rio Cachoeira, tornando-o bastante caudaloso. As visitas só são feitas mediante autorização da Companhia Paranaense de Energia - Copel através do departamento de relações públicas. O acesso se dá pela PR-340.

Vista da baía e cidade de Antonina

Porto Barão de Tefé: quando do apogeu da erva-mate do Paraná, o Porto de Antonina chegou a ser o quarto do Brasil. A queda da produção do mate e a Segunda Guerra Mundial acabaram por deslocar o centro portuário do estado para Paranaguá. Por muito tempo, o carvão mineral empregado em nossas indústrias, vindo de Santa Catarina, foi descarregado neste porto, sendo que atualmente encontra-se em funcionamento.

volta Índice página principal avança

Volta Início Página principal Avança