Make your own free website on Tripod.com
 

Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional Paraná

ABPF - PR
Apresentação:
Fundada em 1995 a ABPF - Regional Paraná reúne, assim como nas demais sedes da ABPF espalhadas pelo Brasil, aficcionados pela preservação ferroviária oriundos das mais diversas profissões. Dedicam-se abnegadamente à trabalhos de restauração e/ou pesquisa histórica.

Em 1997, após muitos esforços e lutas, foi cedido em comodato uma litorina MAN fabricada na Alemanha em 1938, a qual se encontrava em regular estado de conservação e sendo único exemplar no mundo. Esta fazia o trajeto entre Curitiba e Paranaguá, como transporte VIP. Esteve em operação até 1965, quando as novas litorinas BUDD entraram em funcionamento, operando até os dias de hoje.

Gostaríamos imensamente de despertar seu interesse para a preservação ferroviária e convidá-lo para um passeio em nosso site e uma visita às nossas instalações. Entre em contato conosco. Teremos o máximo prazer em mostrar nossa pequena contribuição para a memória ferroviária paranaense e brasileira.

Importante: A ABPF está inscrita noCadastro Nacional de Pessoas Jurídicas de Natureza Cultural do Ministério da Cultura, sob no CPC 35.001.551/87-61, para recebermos, incentivos fiscais, patrocínios e doações através da Lei no 7505 de 2 de julho de 1986 e no Ministério da Fazenda, com CGC no 49.731.466/0001-56

Informação:
Dia 13.jun.1999: Passeio de Maria Fumaça Curitiba-Lapa
Confira os detalhes !
Promoção: ABPF-PR e Prefeitura Municipal da Lapa
Conteúdo:
Projeto Antonina Ferrovia e Mar ABPF-PR na imprensa
Links interessantes Arquivo: fotos, projetos e maquetes
   Veja: Especial sobre vagão de trem em Petrópolis - RJ
Contatos:
Última atualização: 11/set/2001