Make your own free website on Tripod.com
4.4.2 Morretes (cont.)

Igreja de São Benedito: os dados históricos referentes a esta igreja apresentam controvérsias. Consta como construída por escravos em 1765 ou que a data da fundação foi 1863, com sua torre edificada somente 53 anos mais tarde, por iniciativa do provedor tesoureiro Capitão Roberto França; ou ainda que foi inaugurada em 01 de janeiro de 1884 e benta em 7 de setembro do mesmo ano. Seu estilo é colonial e seu acervo artístico e histórico ainda permanece bem conservado. É tombada pelo Patrimônio Histórico, localiza-se na confluência das ruas Conselheiro Sinimbu e Fernando Amaro.

Casa Rocha Pombo: a casa é uma homenagem à Rocha Pombo, que nascido em Morretes, tornou-se uma das maiores expressões paranaenses como historiador, escritor, professor e político. Suas características arquitetônicas são simples, em estilo colonial da época dos jesuítas e foi construída em duas frentes, uma para a cidade e outra para o rio Nhundiaquara. Nela funciona um centro cultural, além de expor a maquete da Área Especial de Interesse Turístico do Marumbi em escala 1:5000. Está localizada no Largo Dr. José Pereira.

Marco Zero: aos 31 de dezembro de 1733, fixou-se o Marco Zero desta cidade, quando o Ouvidor Rafael Pires Pardinho determinou aos oficiais da Câmara Municipal da Vila de Paranaguá, que demarcassem 300 braças para determinação do município. Localiza-se às margens do rio Nhundiaquara, na rua General Carneiro.


Morretes - Rio Nhundiaquara

Cascatinha: local privilegiado pela natureza, a apenas 5 km da cidade, circundado por um lindo bosque às margens do rio Marumbi. Depois de uma pequena corredeira, o rio se espraia formando um lago de aproximadamente 10.000 m2 com profundidade entre 1 e 4 metros, sendo um ótimo local para banhos e mergulhos. Um imponente paredão de pedras acompanha o rio por longo percurso à direita. Possui infra-estrutura básica de camping, churrasqueiras, sanitários, vestiários e lanchonete. Lá se encontram um dos mais antigos e produtivos engenhos de aguardente.

Pico do Marumbi: também conhecido como Olimpo, se destaca em altura, na cadeia de montanhas denominada como conjunto Marumbi. Com 1539 metros, é o ponto preferido para prática de montanhismo por proporcionar escaladas em todas as modalidades e graus de dificuldades. No caminho entre a estação e o pico Marumbi, situa-se a cascata dos Marumbinistas, uma queda d'água quase vertical, que precipita de uma altura de aproximadamente 50 metros, constituindo-se numa magnífica paisagem, na passagem obrigatória de todos que rumam em direção ao Marumbi. O pico localiza-se dentro do Parque Estadual do Pico do Marumbi, criado em 1990 com área aproximada de 370 ha.


Volta Início Página principal Avança